CERTIFICAÇÕES

 

Reach
 
  • O Que é o REACH?
     
  • Regime Transitório de Registo e Datas Relevantes
     
 
CLP / GHS
 
  • O que é o CLP / GHS?
     
  • Implementação Faseada
     
 
Fichas de Segurança
 
Certificações
 
  • Sistema de Gestão
     
  • Prevenção de acidentes graves
     
 
Conformidade Para Aplicações Específicas

Uma das principais prioridades da Pinopine é proporcionar aos seus clientes, produtos e um serviço com elevados padrões de qualidade. Apostamos numa filosofia de trabalho assente no princípio da melhoria contínua, e por isso somos uma empresa certificada pela Norma ISO 9001:2008 desde 2002.

Sendo a Pinopine uma empresa com consciência ambiental, sabemos que o ambiente, a saúde e a segurança são prioridades fundamentais para a qualidade de vida presente e futura no nosso planeta. Profundamente confiantes na nossa capacidade de inovação, aderimos em 2002 ao compromisso voluntário de Actuação Responsável®. Desde então temos vindo a adoptar, desenvolver e implementar um conjunto de procedimentos que nos permitem atingir e demonstrar um desempenho sólido através do controlo do impacto ambiental das nossas actividades, produtos e serviços. Todos os esforços e medidas implementadas no sentido de praticar e fomentar a protecção ambiental, culminaram este ano na obtenção da certificação do nosso Sistema de Gestão Ambiental pela norma ISO 14001:2004.

Para a nossa linha de produtos destinados à utilização em produtos alimentares, pastilhas elásticas e bebidas, obtivemos a certificação Kosher com o selo de qualidade da mundialmente reconhecida Orthodox Union. Na mesma linha de produtos está em curso a implementação de um sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP), cuja certificação por uma entidade acreditada, temos como objetivo a curto/médio prazo.

O REACH NA PINOPINE

Timeline de Implementação

REACH ENTRA EM VIGOR

1 de Junho, 2007

Desde a publicação do regulamento REACH, em 18 de Dezembro de 2006, que a PinoPine iniciou os preparativos para a entrada em vigor do mesmo. Seguimos as diretrizes europeias, definimos em cada caso o nosso papel no REACH, recolhemos toda a informação possível sobre as substâncias químicas que produzimos e que utilizamos. Para atingir esse objetivo foi fundamental a existência de uma comunicação frequente e eficaz entre fornecedor e cliente, a qual ainda hoje mantemos com os nossos próprios fornecedores, na perspetiva de utilizadores a jusante, e com os nossos clientes, enquanto seus fornecedores e produtores de substâncias químicas.


PRÉ-REGISTO

1 de Junho a 30 de Novembro, 2008

Para beneficiar dos períodos de registo criados no âmbito do regime transitório do REACH para as substâncias de integração progressiva, os produtores/ importadores tiveram de pré-registar todas as substâncias que pretendiam registar, fornecendo à ECHA a identificação da substância (nome, números CAS e EINECS), uma estimativa do volume anual produzido e informações sobre o potencial registante.
A PinoPine, entre 17 de Outubro e 21 de Novembro de 2008 submeteu via REACH-IT o pré-registo de todas as substâncias que produzia, importava, e, por segurança, também das que comprava na Europa. Nesse período, submetemos à ECHA mais de50 pré-registos.


FIM DA 1ª FASE DE REGISTO

30 de Novembro, 2010

Para as seguintes substâncias de integração progressiva, pré-registadas:
– Fabricadas / importadas em quantidades > 1000 ton / ano;
– Classificadas como CMR, cat. 1 ou 2, em
quantidades ≥ 1 ton/ano;
– Classificadas como (R50/53) em quantidades
≥ 100 ton/ano.
A PinoPine registou com sucesso, antes desta data, sete substâncias de integração progressiva, assumindo a liderança e responsabilidade de sero Registante Principal de uma das substâncias.


FIM DA 3ª FASE DE REGISTO

30 de Novembro, 2010

Para as substâncias de integração progressiva, pré-registadas e fabricadas ou importadas em quantidades entre 1 – 100 ton/ano.
Até ao final deste prazo a PinoPine prevê registar todas as restantes substâncias que produz e que não estejam isentas da obrigação de registo. Continuaremos a acompanhar e a corresponder a todas as obrigações relacionadas com os registos anteriores.


FIM DA 2ª FASE DE REGISTO

31 de Maio, 2013

Para as substâncias de integração progressiva, pré-registadas e fabricadas ou importadas em quantidades entre 100 – 1000 ton /ano.
A PinoPine registou com sucesso, antes do final de Maio de 2013, mais uma substância e continua a acompanhar e a dar resposta a todos os novos desenvolvimentos que têm surgido relativos aos registos anteriormente efetuados.